30 dezembro 2010

Bilionários por acaso: A Criação do Facebook

    http://3.bp.blogspot.com/_62Bb-DDvKZo/TNW3Ur9pKsI/AAAAAAAABXc/McxeBCbZd3s/s1600/FACE.jpgEste livro nos mostra onde, como e quando surgiu a rede social de maior sucesso no mundo inteiro - Facebook.

    O Livro se inicia falando sobre o brasileiro Eduardo Saverin que "ajudou" o gênio Mark Zuckerberg a colocar a rede social mais famosa do mundo na internet.

    O Livro originou o filme "A Rede Social" que por sinal é muito bom mas os produtores americanos deste filme pareceram não gostar muito da participação de um brasileiro na história do facebook e em nenhum momento do filme disseram que Eduardo Saverin era um brasileiro, na minha opinião foi uma sacanagem mas tudo bem, fazer o que né? Pelo menos no livro de Ben Mezrich ele teve um destaque embora não merecido na minha opinião pois foi uma das fontes para o autor do livro.

    O livro é legal mas não é algo que se possa ter como real, é que o autor do livro recriou algumas cenas pois ele achou que ficaria mais interessante como na cena em que Mark está escondido em um quarto que tem um casalzinho de estudantes fazendo sexo.

    Mesmo assim é um livro interessante e com mais detalhes sobre o trajeto da criação do Facebook em relação ao filme, desde o nascimento da maior rede social em um quarto de alojamento de Harvard até o nascimento de uma sede no Vale do Silício.
    Não poderia deixar de falar de alguns personagens como Mark, um nerd introvertido do curso de ciências da computação que é um empreendedor sem tato social e "vontade de ter dinheiro" desde o ensino médio quando inventou um aplicativo e o entregou de graça para a Microsoft, assim, recusando uma oferta de um milhão de dólares pelo aplicativo. Eduardo Saverin é um aluno do curso de economia, ele é ingênuo e riquinho. Os outros personagens... são importantes na história mas estes dois merecem todo o destaque.

    O Livro me lembrou bastante daquela série se é que aquilo é série da Rede Globo chamada Malhação pois trata de uma vida universitária em meio a estudos e festas.
    Como eu havia dito, é um bom livro mas pela primeira vez acho um filme baseado em um livro bem melhor do que o livro, recomendo que assistam o filme "A Rede Social" mais do que leiam o livro "A Criação do Facebook".