18 janeiro 2011

Depois da autoescola - Exame Médico e a 1º Parte do Psicotécnico

    http://3.bp.blogspot.com/_f9QhufKJbs4/TTYU3V-dnnI/AAAAAAAAA0M/QCJaji0I6uU/s1600/barcode.jpg
    Depois de pagar a autoescola e dar a iniciação ao processo começa o desafio, o cara da autoescola deve te ligar falando quando vai ser o exame médico - no meu caso foi três ou quatro dias depois é que teve um problema lá no local do exame e demorou uns dias.

    O Exame médico é simples, o médico vai medir a sua pressão, te perguntar as mesmas coisas do formulário - Você já sofreu algum ataque epilético? Você bebe excessivamente? Você tem alguma deficiência física? e por awe vai - só que com mais detalhes, vai fazer um exame de vistas - tinha aquele que você olha as letrinhas pequenas que tem em um quadro mas o que eu fiz foi em um aparelho digital, nele você tem que dizer que ponto luminoso está mais próximo de você e no mesmo aparelho você vai ver as letras distantes dentro de umas luzes - e depois um exame no qual você encosta o queixo em uma máquina que te impede de movimentar a cabeça e ele pisca uma luz do lado do seu olho direito e esquerdo, a luz deveria ter um palmo de distância do olho e como eu não podia olhar diretamente pra luz deduzi que era um teste de visão periférica.

    Obs.: O Médico perguntou de qual problema de visão eu sofria e se o meu grau passava de 2.0, não sei porque não poderia passar de 2.0 - pelo jeito que ele me falou não podia passar. Não estou dizendo que se você tem mais de 2.0 não poderá dirigir, só estou dizendo que deve ser outro procedimento, eu acho que neste caso você deve fazer aquele exame tradicional de ficar olhando pra aquele quadro e ficar lendo as letrinhas.

    Depois do exame médico vem o famoso exame psicotécnico, já vou adiantando, esqueça aquela história que seu pai te conta, o exame psicotécnico não é mais aquela mamata de desenhar a casinha e puxar um risco embaixo pra simbolizar o chão e muito menos desenhar só uma árvore pra dizer que tem uma pessoa atrás dela - se você não entendeu fique despreocupado.
    O Exame psicotécnico foi assim, cheguei lá no local falei com a atendente e ela me mandou pra uma sala de aula onde já tinha dois caras sentados nas cadeiras que também fariam o teste, sentei e como só faltava eu o teste iria começar - é que era alguns quarteirões de distância de onde eu realizei o exame médico.
    Primeiramente você vai ter que DESLIGAR o seu celular e mostrar que você desligou, a mulher que aplica o teste vai te dar uma folha, um lápis e uma caneta.

    Na folha há barras que nem essas aqui:
    |
    |||

    Este teste é o seguinte, ela tem um cronômetro invocado e ela vai dizer "Começa" e então você tem que ir fazendo pauzinhos/barrinhas até o final da página e quando chegar lá você continua na linha debaixo onde já tem três pauzinhos prontos, durante este processo ela vai dizer "Espaço" e então você vai fazer um risco estre os pauzinhos, tipo assim:

    |||||||||--------||||

    A única diferença é que este risco horizontal que você faz é completo(e não pontilhado).
    Achou fácil? Pois é tu vai ficar nervoso na hora porque é uma prova e porque estes pauzinhos que você faz tem que ser do mesmo tamanho e ter a mesma distância um dos outros, apavorou agora? Você não tem régua e nem pode apagar mais relaxa que a intenção não é que você seja perito em distâncias.
    Passado uns 5 minutos com este teste a mulher vai olhar sua folha e ver se você entendeu direito o que é pra fazer, verificado, ela vai mandar você fazer um risco horizontal na sua folha fazendo com que a folha fique dividida em duas partes, mas não é pra dividir ao meio, é pra você passar o risco abaixo dos pauzinhos, tipo assim:
    |||||||||-----||||||--------||
    ||||----|||||------|||||||||||
    ________________

    Embaixo da tal risca é que vai começar o teste de verdade, agora que você já sabe o que é pra fazer a mulher mesmo assim vai explicar tudo outra vez e embaixo dessa risca você vai ter que fazer mais pauzinhos durante uns 30 minutos eu acho, sua mão pode até doer mas você tem que continuar, a intenção é fazer mais em menos tempo acertando sempre o número de espaços(simples se a mulher falar espaço 3 vezes você tem que ter dado 3 espaços).
    Pronto, você pensou que o número de pauzinhos não importava né? Agora é que você vai ficar puto e se perguntar o que essa merda tem haver com um volante!
    A Aplicadora vai falar pra você contar o número de pauzinhos que você fez e quando chegar em um espaço você anota sob ele o número de pauzinhos e nos pauzinhos após este espaço você faz a mesma coisa, tipo assim:

    ||---²--|||--³--

    Eu sei que é uma merda fazer isso porque demora demais e é chato mas você tem que fazer e não pense em dar uma de espertinho e jogar valores aleatórios porque eles contam essa merda na sua frente! Você pode contar usando a tampa da caneta ou o lápis pra não se perder, não pode ir riscando eles pois se não seu teste é anulado e você tem que refazer.

    Depois que a aplicadora checar o número de pauzinhos naquela folha que parece um código de barras você vai para o próximo teste que é...

    9 comentários:

    1. eu tive que desenhar a casinha e a árvore... =P

      ResponderExcluir
    2. Eu fiz este teste dos pauzinhos e e das tres plaquinhas e fui reprovada e estou morrendo de medo de refaze-los e ficar reprovada novamente pois tenho quase certeza que o outro teste fiz correto

      ResponderExcluir
    3. passei Galera po tbm tinha ficado reprovado de primeira mas agora na segunda fui la e passei po galera nao tem misterio e so mantaer a calma uhuhuhuh RUMO A AUTO ESCOLA AGORAAAA

      ResponderExcluir
    4. Fiz um exame exatamente igual ao que tem aqui, as três partes são identicas, fui tranquilo, meu primeiro teste foi o dos triangulos, fiz tranquilamente acertei todos claro marquei uns errados pra num parecer um louco asushauas, e ainda me sobraram unns minutos para conferir, o segundo foi o das imagens, 40 imagens para achar a parte certa, acertei 35, e a ultima parte foi o dos pausinhos, confesso que fiquei bem nervoso nesse pelo fato de tremer um pouco as mãos, realmente não fiz perfeitamente os pausinhos mas mantive um padrão e isso é o mais importante!!! no final a avaliadora me chamou, me disse como me sai e fui aprovado no teste! Ufa, então é isso galera, vão para o teste tranquilos ou pelo menos nos 5 minutos anteecedentes respirem fundo e mantenham a calma quue passar é tranquilo!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O meu foi idêntico ao seu. Acertei todos das setinhas, acertei 36 das 40 imagens mas quando chegou nessa dos riscos é que me deixou nervoso, pois meu traço de escrever e desenhar não são lineares, tentei manter bem a calma e consegui manter um padrão de tamanho e espaço, só os riscos que ficaram meio tortos. Quando fui contar tiveram 2 números "exatos" na contagem, numa eu contei 135 e na outra 200 redondo. A examinadora disse que só fui mal na última mas que aquilo não me reprovava pois ela deu uma analisada na minha letra e falou que ta tudo certo hahaha. Agora só fazer o cursinho.

        Excluir
    5. FIZ A PRIMEIRA VEZ E REPROVEI PASSEI NA SEGUNDA GRACAS A DEUS.

      ResponderExcluir