20 maio 2011

Primeiro dia de aula - Parte 1

    Vou contar a vocês como foi o meu primeiro dia de aula na universidade, o meu primeiro dia no ensino superior, o dia com o qual eu mais sonhei durante o cursinho pré-vestibular, um dia que eu nunca vou me esquecer.
    http://www.brasilescola.com/upload/e/primeiro%20dia%20de%20aula.jpg
    14:30 - Sentia um frio na barriga, fiquei inquieto por saber que em algumas horas iria pra universidade.
    15:00 - Organizei a minha mochila, adicionando um caderno velho (estava no meu guarda-roupas a um bom tempo, só havia usado umas dez páginas), peguei o meu estojo/bolsinha e conferi se havia uma caneta vermelha, azul e ao menos duas canetas pretas (só pré-vestibulando entende).
    15:30 - Peguei a minha toalha que estava estendida no varal da área de serviço, fui pro meu quarto, tranquei a porta, entrei no banheiro e tomei um banho.
    16:00 - Já estava vestido, fui até a cozinha e comi um sanduíche. Voltei pro meu quarto, escovei os dentes, passei o meu tradicional e inseparável gel bozzano no cabelo e percebi que faltava algo, então lembrei... faltava só uma coisa, algo que mostraria quem eu era, algo que mostraria que eu tinha uma ligação com o curso. Um adesivo na capa do caderno, um adesivo do Ubuntu, a minha distribuição Linux favorita.
    16:30 - Peguei a minha mochila, o sitpass e fui pro ponto de ônibus, peguei o eixo-anhaguera e desci no Terminal da Praça da Bíblia, peguei mais um ônibus, com um sorriso de orelha a orelha eu lembrei de um dos professores do cursinho falando sobre este ônibus, o 263 Pc-Campus. Finalmente eu o havia pegado pra ir estudar.
    18:20 - Cheguei na universidade, já havia estado lá antes então já conhecia o lugar, andei em direção ao meu prédio, reconheci alguns do tópico do orkut*, cumprimentei eles e fomos procurar aonde era a nossa sala.
    http://www.oquerolavest.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/06/ufg2.jpg
    Seguindo a numeração das salas do corredor deduzimos que a nossa sala seria a próxima do lado esquerdo do corredor, uma sala onde havia três caras na porta, todos eles com uma camiseta escrito "Eu SI". Uma coisa era alguém ter um adesivo relacionado a computação no caderno, outra coisa era chegar com uma camiseta do curso no primeiro dia de aula, na hora já deduzi que aqueles não eram calouros e sim veteranos. Cumprimentamos eles e eles já foram logo perguntamos se ali seria a sala do primeiro período de SI. Dissemos que sim e entramos. Aquela pergunta e o jeito que eles conversavam entre sim foi apenas uma confirmação de que era veteranos que acabavam de descubrir o "ninho dos calouros", logo eu pensei, vai dar merda.

    Entramos na sala, o pessoal que estava comigo foi se sentar, eu cumprimentei os que estavam na sala e escolhi uma cadeira próximo daqueles com que eu já havia conversado pessoalmente no dia da Gincana do Calouro, coloquei minha mochila na cadeira.
    Não quis ficar sentado aguardando o professor chegar, não havia mais necessidade de ser o cara estranho do ensino médio. Era um novo ambiente, ninguém me conhecia. Podia ousar ser quem eu quizesse ser, quem eu não era, eu poderia ser outra pessoa mas preferi ser eu mesmo.
    Fui até a janela da sala, olhei pra baixo e percebi que o terceiro andar realmente era mais alto do que parecia quando visto por fora, imaginei como seria descer do prédio pela janela, como eu faria, onde colocaria os pés, onde iria me segurar, pularia direto no chão ou tentaria frenar a queda usando o atrito da parede? Pode parecer loucura mas sempre gosto de pensar em uma saída alternativa, independentemente do local. Quando já estava me cansando da paisagem que a janela oferecia eu me virei para a sala e percebi que já havia chegado vários alunos.
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5fnjNpJIcYr-NVLkYTdf-htWnhC72YffuhdgN2MwI9rY8sLdDvPy07Ba8cwZebSifpK9CaurR5hiJTc_yZnES1fNCWfQTGD-3c4nQyzGvwH7RT5EDrAehDZCTCGCtAyMcCGB3pstUvIrW/s400/Manual+Calouro.jpg
    Na entrada da minha sala, os três veteranos - segudo a minha dedução - já não estavam mais sozinhos, estavam em um número bem maior, eram pelo menos uns 13. Resolvi ir me sentar pois eu era o único que estava em pé, "dando sopa" por ser o "alvo" mais perto dos veteranos.

    Me sentei na cadeira e conferi as horas no meu celular, o professor (ou professora) que eu não sabia quem era já estava atrasado (ou atrasada) pois a aula começava às 18:50 segundo o horário e já eram 19:02. De repente, os veteranos entraram na sala fazendo a maior agazarra e nos dizendo coisas do tipo "Relaxa que fulano não trouxe a máquina de cortar cabelo mas o outro fulano foi comprar uma lâmina de se barbear pra raspar sua cabeça".
    Nessa hora eu só pensava em "O Primeiro filho da puta que vier pro meu lado com uma lâmina pode até conseguir levar o meu cabelo mas ele também vai conseguir levar alguns pontos na cara". Não me considero agressivo... me considero alguém calmo que até compreende quando alguém passa dos limites mas há certas coisas que eu não tolero de forma alguma e isso pode fazer com que eu exploda, embora nunca tenha acontecido eu imaginei que se alguém viesse com algo que corta até pensamento em direção a minha cabeça... ai conseguir fazer com que eu me explodisse de raiva.

    Essa conversa de tortura trote logo passou pois o professor entrou na sala. O Professor se apresentou, era o Flavio, trajava calça e sapatos sociais, uma camisa de manga comprida com botões, tinha uma barba bem feita e cabelos lisos. Era diferente dos professores do ensino médio mas se encaixava no "estilo" de professores de universidade, segundo alguns relatos que eu já tinha ouvido. Ele começou a falar logo após ajeitar a mesa, ele começou dizendo que seria o responsável por ministrar a disciplina de Teoria Geral da Administração (TGA) durante aquele semestre. Ele explicou pra gente sobre o que a disciplina iria abordar, qual era o objetivo, o motivo de termos essa disciplina e finalmente disse o que eu queria saber, disse que os veteranos iriam frequentar as aulas de TGA pois eles haviam bombado na matéria. Novamente, um novo pensamento... "Fudeu, vai ser bagunça na sala o semestre inteiro e vou ter dificuldades em me concentrar nas aulas".

    Começou o terror, o Flavio chamou a atenção de alguns veteranos citando os nomes deles pois eles estavam conversando muito alto e mechendo no celular. Depois da bronca o Professor Flavio pediu pra que cada um dos calouros falasse o nome, a idade e porque escolheu o curso de Sistemas de Informação.

    Enquanto iamos falando o nome, idade e o motivo da escolha do curso um dos veteranos estava nos filmando e o professor chamou a atenção dele porque ele reclamou que um dos calouros estava falando muito baixo e não ia dar pra escutar nada quando ele fosse rever a filmagem. Quando o professor chamou a atenção deste veterano que nos filmava eu pirei, o veterano mostrou o dedo - fez aquele famoso gesto obsceno - pro professor. Eu pirei porque ali era uma universidade e não um colégio!

    O Professor deu uma mega bronca nele e o mandou pra fora de sala, um veterano pegou o celular e disse que ia continuar filmando. O Professor disse que podia desde que não atrapalhasse os calouros a falarem.

    Depois que todos os calouros disseram os nomes, a idade e o motivo da escolha do curso... veio a surpresa!


    *tópico do orkut: Na Comunidade "Vestibular UFG" é sempre criado um tópico para aqueles que vão prestar vestibular para um determinado curso. Simplesmente pra interação, o tópico citado foi do vestibular 2011-1 pra SI. Ele foi o primeiro se não o segundo maior tópico do vestibular (processo seletivo) 2011-1! Eu fui quem mais postou nele, por isso minha cara já era "marcada" rsrs.

    3 comentários:

    1. qro só ver o final desse seu primeiro dia de aula.

      ResponderExcluir
    2. O final sai na segunda-feira, a segunda parte já saiu! ;) http://mentesimplesecomplexa.blogspot.com/2011/05/primeiro-dia-de-aula-parte-2_21.html

      ResponderExcluir
    3. Aqui está a terceira (e última) parte! :D http://mentesimplesecomplexa.blogspot.com/2011/05/primeiro-dia-de-aula-parte-3_23.html

      ResponderExcluir