05 agosto 2011

O Silmarillion - Tolkien

    http://4.bp.blogspot.com/-pVv9s4cBYSE/TexULBqV-wI/AAAAAAAABBA/pWgAhLe5Uyw/s1600/O%2BSilmarillion.jpgDepois de um mês e uma semana e muita enrolação eu finalmente terminei de ler este livro, O Simarillion.

    Confesso que de todos os livros que eu já li este foi o que eu menos gostei.

    O Quase desgosto pelo livro já foi no começo dele onde é apresentado a criação do universo várias vezes seguidas, em cada uma das vezes por um "povo" diferente, eu achei isso uma chatice e fiquei meio "broxado" pra ler o livro por essa "estranheza" inicial.

    Algumas páginas depois, começei a perceber que o livro era deveras estranho mas isso foi bom porque me motivou a continuar, por essa persistência eu acabei encontrando ótimas baladas - uma espécie de lenda - no livro.

    Eu tenho uma certa dificuldade em decorar nomes de personagens, geralmente só costumo decorar os nomes quando o personagem tem um caráter definido, tem um papel ao menos considerável na história ou simplesmente um nome peculiar.

    O Tolkien - autor deste livro - conseguiu me chamar a atenção com os nomes dos personagens, mas conseguiu me chamar a atenção de um modo negativo pois a maioria dos nomes eu nem consegui pronunciar. Sinceramente, os únicos nomes que eu me recordo deste livro são: Sauron, Saruman, Gandalf, Fingolfin, Frodo, Aragorn, Fëanor, Morgoth, Melkor, e Glaurung. Só me lembro destes pois são marcantes e comuns na história, agora os outros nomes... nem fiz força pra decorar.

    Fëanor, Sauron e Melkor são os personagens que eu considero como os mais interessantes deste livro.

    Saiba que este é um ótimo livro pra você, caso você tenha um gosto absurdo por histórias de gerações, magia, misticismo, guerras, detalhes geográficos (o livro tem até os mapas das terras), nomes estranhos, conflitos e era medieval.
    Se você não gosta ou simplesmente gosta mas não muito - ou seja, que nem eu -, não recomendo o livro. Não estou dizendo que o livro é péssimo, só não fiquei fã do livro.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário