22 dezembro 2011

Esfera Social

    A Esfera Social está presente em todos os níveis da sociedade. Todos vivemos em uma esfera.

    • O que é uma esfera social?
    É um ambiente de contato social - não em um sentido físico - no qual a pessoa está imersa, ela simplesmente não consegue ver o que está além deste ambiente e muito menos expandir, ultrapassar os limites desta esfera mas consegue manipular - de certa forma - tudo que está dentro dela.
    Usa a "sua" realidade para justificar suas atitudes, crenças, deveres...
    É uma fuga do real, embora inconsciente dependendo do tipo de esfera. A Pessoa que vive em uma esfera social apresenta rotineira, os seus dias são praticamente idênticos, para isto, basta comparar uma semana com a outra.

    Quem vive em uma esfera social pode ter uma falsa sensação de felicidade e segurança (dependendo dos limites da sua esfera).

    • Quais são as consequências comuns de se viver em uma esfera social?
    Sensação de inferioridade se tratando de pessoas que não vivem na "sua" esfera.
    Tristeza.
    Falta de objetivos na vida.
    Conhecimento limitado a sua esfera.
    Medo do novo.
    Isolamento social, havendo possibilidade extrema de um isolamento físico.

    • Dos tipos
    Esfera Social Absoluta: A Pessoa está presa ao seu mundo e acredita não conseguir sair dele. Pode ser entendido - para fins didáticos - como uma espécie de "autismo consciente".

    Esfera Social Não Absoluta: A única diferença da ESA (Esfera Social Absoluta) é que esta não é consciente e que a pessoa não acredita estar "presa" ela simplesmente não sabe deste fato.

    Esfera Social Complacente: É um misto das esferas anteriores. Nesta a pessoa não consegue sair dela mas consegue amenizá-la temporariamente. Uma boa analogia a este tipo seria um mergulho, por mais tempo que você tenha que permanecer debaixo d'água você terá que subir pra respirar.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário