14 maio 2012

Dicas de como comprar/importar produtos do exterior


    Camiseta comprada na Threadless

    Se você é pessimista e acredita que comprar um produto em "site gringo" é o mesmo que jogar dinheiro no lixo saiba que você está enganado. Já postei no blog vários produtos comprados fora do Brasil através de "sites do exterior" pra provar que eles chegam sem nenhum problema. Claro que não é tão simples assim, depende do produto, do pacote (o embrulho), da loja, do vendedor, da transportadora, da legislação e tudo mais. É fácil mais não é.


    Cabo HDMI-DVI comprado no Deal Extreme


    Como eu não sou um expert neste assunto vou dar apenas algumas dicas relacionadas a compras via internet em sites gringos.

    Dicas:

    Compre apenas de sites confiáveis. Se você nunca ouviu falar de um site não vá dando os dados do seu cartão pra ele ou pagando via PayPal, por mais seguro que o PayPal seja é bom evitar transtornos.
    Pesquise no Google sobre o site, veja se tem reclamações embora que eu saiba e espere que todos vão ter reclamações, até os nacionais, cabe a você julgar o que é um problema comum de casos isolados.

    Converse com o vendedor e verifique a reputação dele se o site for de vendas no estilo eBay, Mercado Livre ou qualquer outro do tipo C2C (Consumer to Consumer, venda de "pessoas pra pessoas").

    Desconfie do preço, só porque é fabricado lá fora não quer dizer que se for comprado "ao preço de lá" vai sair praticamente de graça, leia bem os comentários do produto, a especificação dele, converse com o vendedor e se desconfiar que é uma fraude ou imitações, não compre. Lembrando que quando eu digo fraude é no sentido daquele produto ser fake (falso) no sentido de existência, ele está sendo vendido sem se quer existir, não entendeu? Estou falando do "pague e não receba". A melhor dica contra isso é a desconfiança. Já as imitações é diferente, quando não são no intuito de lesar o consumidor elas são especificadas como por exemplo um certo site que diz vender produtos da Nike - Nike Outlet -, os preços são ótimos e a qualidade (segundo o que eu li) é maravilhosa, próxima ao original mas... não é original pois o site vende imitações de alta qualidade - ou como alguns chamam, imitações AAA.


    Pague e esqueça, comprar produtos de outros paises e ficar esperando é a maior tortura. Simplesmente compre e esqueça e quando você menos esperar você receberá o seu produto. Dependendo do produto, da disponibilidade do produto, dos feriados locais da região onde está o seu produto, dos feriados da sua região e mais "n" fatores podem fazer com o que seu produto demore a chegar.
    Claro que há alguns casos em que o produto chega umas duas semanas depois mais geralmente podem levar de 15 a 30 dias - quando não 40 -, mas todo caso é um caso. A Dica é compre e "não espere".

    Riscos, seu produto pode ser extraviado, taxado na alfândega, danificado entre muitas outras coisas que podem vir a te desagradar portanto aceite que isso pode acontecer com você e não fique preocupado, fique preparado.

    Valores, se o produto custa 1 dólar e supondo que 1 dólar venha a valer 2 reais e o frete deste produto seja gratuito não quer dizer que você vai pagar apenas 2 reais. O PayPal cobra uma taxa sobre o valor da compra, tem os impostos e outras coisas. A Dica que eu dou é usar esta fórmula pra saber quanto você vai pagar em produto:

    X = (Y*(A*(1 + B))*(1+C))

    X = Total a pagar em R$
    Y = Valor do dólar
    A = Valor do produto + frete
    B = Taxa do PayPal
    C = IOF



    E usar esta outra fórmula pra calcular quanto você pode pagar caso dê algum problema com taxação:

    Z = X * (1 + D)

    Z = Total a pagar caso "dê merda"
    D = Taxa da alfândega

    Portanto meus caros, comprem, comprem e comprem mas não se esqueçam que pode ficar mais caro do que parece. A Taxação da alfândega esta ai pra nos trollar.

    A Ultima dica que eu deixo pra vocês são alguns sites pra fazerem compra, estes sites são de fora e são sites em que eu já vi relatos de compras bem sucedidas!

    Kit de carregamento do controle do 360
    (comprado no dealextreme.com)



    Avisos

    1. Não me responsabilizo por compras, dados pessoais, produtos ou qualquer outra coisa do tipo. Estou apenas dando dicas com base nas minhas experiências e com dicas que o meu Mestre Jedi me passou além de é claro de alguns sites como o ImportaBr.com.br.
    2. Se você tive algo a acrescentar neste post seja como dicas, sugestões e até mesmo reclamações, sinta-se convidado pra deixar um comentário neste post.
    3. Utilizo o termo gringo ao invés de "produtos/pessoas do exterior", não sou xenofóbico.


    Divirta-se aproveitando as poucas dicas e muitos sites pra importar seus produtos do outro lado do mundo! =]